sábado, 31 de janeiro de 2015

[Resenha] Férias - Marian Keyes

Titulo: Férias

Autor: Marian Keyes

Gênero: Chick-lit


Paginas: 532 

Resenha:
Depois de quase morrer por inserir grande quantidades de comprimidos Rachel Walsh é diagnosticada toxicômana, assim vai para um Centro de reabilitação chamado "O Claustro", pensando que fosse como um hotel cinco estrelas. Mas qual foi sua decepção ao descobrir que Claustro era um verdadeiro muquifo para sua concepção. Desesperada Rachel terá que conviver com seus novos "amigos" e seguir a regras impostas pelo local.

A primeira impressão que eu tive ao olhar para a capa do livro, que este seria mais uma típica história em que a personagem tiraria férias em algum recanto do país ou viajaria em outro país onde ela encontraria o amor da sua vida e teria grandes momentos juntos. Mas me surpreendi muito ao começar a lê-lo. Primeiro ela inicia a historia alegando que sua família e sua melhor amiga Brigit a acusam de ser “toxicômana” (eu tive que apelar para o dicionário nunca ouvira essa palavra antes), o pai obrigando-a a voltar para a Irlanda assim ela poderia começar o tratamento para seu problema, pois ela inseriu uma grande quantidade de comprimidos para dormir e deixara um bilhete de suicídio. A Personagem deixa bem claro para o leitor que toda essa situação não passa de uma grande, enorme e gigantesco equivoco, que a única coisa que ela queria era dormir, pois tinha que acordar cedo para trabalhar e que os dois comprimidos que ela tomara não fizera efeito sendo obrigada a inserir mais quantidades de remédios e que o bilhete era mais um de seus poemas que geralmente ela escrevia quando estava doidona.

Rachel relata a situação tão engraçada que não tem como não rir, o que se torna frequente, pois todos os pensamentos e a situação que se passa são cômicas.
Pensei enquanto lia porque não li este livros antes? É muito bom. Mas confesso o que me prendeu na leitura foi por eu dar boas gargalhadas que não eram poucas a não ser quando ela discursava em relação a Luke seu ex-namorado.
Rachel só aceita ir para “O Claustro” porque ela leu em um jornal que celebridades iam para lá, o que deu a equivoca ideia de que lá os famosos utilizavam esse tempo para desfrutar umas férias com direito a academia, sauna, hidromassagem e precisava de um tempo de descanso só por isso. Pois ela tem grande convicção de que não sofre de nenhum toxicômana, porque para ser toxicômana tem que ser muito magra viciada em drogas assim por diante e só usa drogas socialmente.  Rachel é tão convincente que não tem como ter duvidas sobre isso.

Conforme a história passa o leitor percebe as características da personagem. Rachel é extremamente egoísta, preconceituosa, egocêntrica, mentirosa se sente superior a qualquer um de Claustro (só em Claustro) . Ela sempre tem um pensamento maldoso em relação às pessoas com quem convive é claro que isso ocorre quando ela é contrariada. No começo ela se condoia com alguns, depois passava a menospreza-las mais é claro que ela nunca transparecia isso. Raramente falava uma verdade, o que me deixava com muita raiva, não suporto esse tipo de comportamento.

Tardiamente Rachel descobre que o Claustro não é nenhum hotel cinco estrelas, deixando-a desesperada, porque ela acredita ser normal, mas não pode sair de lá por causa do contrato que assinou.
Quando a responsável pelos narcóticos anônimos resolve tratar o problema de Rachel descobrimos que o fato dela se drogar é porque ela se sente inferior a todos a volta. Rachel tem grande convicção de que é gorda, feia, burra e isso se deve pela criação dos pais. Tendo quatro irmãs sempre foi comparada as outras, e por isso recorria as drogas que a fazia se sentir o máximo. Por mais que mostrassem para Rachel as evidencias que era uma viciada ela não admitia, a vida dela era perfeita. Muitas coisas acontecem até ela resolver mudar a vida dela.

Férias é um ótimo livro para se dar gargalhadas, mas o foco da historia é sobre a vida de Rachel em relação as drogas e sua negação a fato de ser toxicômana e o processo todo que leva para aceitar e querer muda-lo. Férias é gostoso de ler, eu recomendo que todos leiam.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Desáfio Literário 2015 IDY


Desáfio IDY (I Dare You )
Partipando de mais um desáfio literário. Neste desáfio o objetivo é doze temas para serem lidos um a cada mês de acordo com datas comemorativas. Organizado pelas blogueiras: Vício em LivrosMariReviewsNas Entrelinhas.
Os temas dos livros segue abaixo, mas os livros que coloquei são só um exemplo, não é necessario lê-los.

Janeiro: Férias - Tudo que for relacionado a férias, viagens de verão, conhecer outro países e ai por  diante.

                                 
         

     
Fevereiro: Comédia - Amo ler livros de comédia, rir das situações em que o personagem se mete.

                                


  
Março: Chick-lit - Março comemoramos o dia internacional da mulher, então ler livros relacionados as mulheres. Se pesquisarem acharão uma variedade imensa de livros Chick-lit.

                              


Abril: Young Adult - Esse gênero ao que parece é recente e tem crescido muito. (Jovens Adultos).
Jovens que enrentam problemas quando vão entrar na fase adulta.

                          


Maio: Histórico - Livros que abordam uma época histórica, Guerra dos Thronos, Senhor dos Anéis, ou qualquer história de época.

                       


Junho: Romances - Bom nem preciso dizer né.

                           


Julho: Protagonista Masculino - Qualquer livro que tenha um homem como personagem principal.

                         


Agosto: Polêmicos - São temas polémicos como a discriminação racial, homossesualidade entre outros.

                       


Setembro: Policial - Romances policiais, é o que mais tem de opção. :D

                              


Outubro: Terror - Não sou fã de terror, morro de medo dessas coisas,

                           


Novembro: Musicais - Qualquer coisa relacionado a música como tema , ou algum personagem que toque algo.

                               


Dezembro: Gênero favorito - Você escolhe o gênero que mais gosta, livros de fantasia são os que mais amo.

                            




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Desáfios Literários

Fuçando no Orelha de Livro eu vi um post sobre desafios literários, isso me chamou atenção. é sobre você ler uma determinada quantidade de livros num determinado tempo, e os desafios tem uma lista de gêneros que você tem que ler, não precisa ser em ordem numérica. Nunca participei de uma desáfio literário antes e amo desáfios, então isso é um prato cheio para mim.


Tag Desáfio das Capas 2015


O Desáfio das Capas o leitor terá uma lista de 12 temas de capas, que deve ser lido um a cada mês. Este desáfio foi criado pela Mirelle do blog Recanto da Mi.


Leituras Mágica 2015


O Desáfio Leitura Mágica tem como objetivo ler 24 livros durante um ano, sendo dois livros mensalmente e cada livro segue um gêneros diferente. O tem que fazer um scrapbook com paginas duplas, falando o que achou do livro, autor e o gênero.
Mas como não tenho como fazer os scrapbooks, por algumas razões que aqui não citarei, só lerei os livros de acordo que pede mesmo.

Desáfio 60 Livros em Um ano 


E por fim o Desáfio ler 60 livros em um ano (‪#‎60livrosem1ano‬) criado por @doprologoaoepilogo. Este desáfio não precisa seguir nem um tipo de gênero, nem tipo de capa, a não ser ler os 60 livros, que fica a sua escolha.

Espero conseguir fazer o desáfios literários, pois deste que comecei a trabalhar perdi o interesse em fazer tudo que gosto. Mas agora que estou desocupada, nada melhor que passar o tempo lendo um bom livro.